O Pré-treino (pré workout, etc) é um tipo de suplemento que está sendo bastante utilizado e, como o nome diz, deve ser consumido no período anterior ao treino.
Basicamente a proposta principal desse tipo de substância é a elevação dos níveis de óxido nítrico (NO), pela ingestão de uma maior quantidade de arginina, que é o precursor do NO. Essa última substância age no organismo aumentando a vasodilatação que promove aumento da irrigação sanguínea muscular e consequentemente a hipertrofia. A maioria desses suplementos possuem um Blend (mistura de vários nutrientes juntos) como arginina, creatina, BCAA's, cafeína, proteínas e multi-vitaminas, tornando esses suplementos uma ótima opção pra dar um “gás a mais” nos treinos.
A arginina é um aminoácido condicionalmente essencial, já que em condições normais o organismo humano é capaz de sintetizá-lo nos rins a partir da citrulina (um outro aminoácido), que por sua vez, é proveniente do metabolismo da glutamina no intestino.
A utilização da arginina pode ocorrer por diferentes vias:
1 – é usada na produção de proteína corpórea.
2 – pode servir de substrato para a síntese de uréia e, indiretamente, pode desempenhar papel fundamental no crescimento e diferenciação celular através da síntese de ornitina (estimula a glândula pituitária a liberar hormônio do crescimento).
3 – é convertida em óxido nítrico (NO) que, além de ser é um importante neurotransmissor, possui ação citotóxica, auxiliando na destruição de microorganismos, parasitas e células tumorais (mas em excesso pode ser prejudicial para o organismo por ocasionar danos teciduais).
4 - serve de substrato para a produção de creatina.
Logicamente em situações de inflamação (o que pode-se dizer que ocorre com sua musculatura após um treino intenso, onde existem microlesões musculares) o uso da arginina, para promover reparo muscular, é elevado. Para suprir a necessidade de arginina, a quebra de proteína muscular e a síntese endógena da arginina aumentam.
Enfim, a utilização dos pré-treinos tem sua ação justificada, já que são compostos basicamente deste nutriente e, portanto, em situações de aumento na demanda, a sua ingestão é sugerida.
Fonte: Zaloga GP, Siddiqui R, Terry C, Marik PE. Arginine: mediator or modulator of sepsis? Nutr Clin Pract. 2004;19(3):201-15.
Luiking YC, Poeze M, Ramsay G, Deutz NE. The role of arginine in infection and sepsis. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2005;29(1 Suppl):S70-4.
Dusse LMS, Vieira LM e Carvalho MG. Nitric oxide revision. J Bras Patol Med Lab. 2003;39(4):343-350.Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442003000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acessado em 16-11-05..
Tenho uma dúvida... Eu tenho misturado uma medida de Arnold 3d com uma medida de Insane Elite Powder. Tem algum problema? Efeito colateral só insônia e um leve formigamento.
ResponderExcluir