MEU CONSULTÓRIO

CONSULTÓRIO: RUA 24 DE OUTUBRO, 1557/303. PORTO ALEGRE - RS. BAIRRO AUXILIADORA, QUASE EM FRENTE A TOK STOK.
AGENDE HORÁRIO ATRAVÉS DO EMAIL:
ADRIANE.LR@GMAIL.COM

PARCEIROS
NUTRIVITA

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Você tem MUITA fome à noite?




Embora a indisciplina em tal período seja elevada, o ataque à geladeira no cair da noite reflete a sequência de erros feitos durante o dia. 
“Quando nossa fome é voraz, é sinal que o organismo está carente, pobre em nutrientes. Na maioria das vezes, o excesso de restrição durante o almoço e a baixa qualidade das refeições, são os grandes responsáveis pela compulsão alimentar durante a noite.” É aquela nossa conversa de sempre, que acordamos muito corajosos e quando escurece, ficamos covardes. 
De nada adianta ficar pulando, restringindo, até porque o jejum prolongado é prejudicial, e dá a falsa sensação de emagrecimento (a enzima, aquela enzima). A carência é cumulativa e se transforma em catastrófica ao final do dia.
“O organismo implora por energia (daí lá vem o cidadão achar que o pobre carboidrato tem a culpa, na verdade se fosse 1kg de carne o estrago seria o mesmo). ”
Claro que o metabolismo trabalha mais lentamente após as 18 horas, MAS o jantar deve ser uma refeição tão completa quanto o almoço. A recomendação oficial é que o almoço tenha 35% do valor energético e o jantar 20%, ou seja, se seu plano está com 1500kcal, pelo menos 525 delas tem que aparecer no almoço (veja com a sua nutricionistas qual o valor calórico do seu plano alimentar). Comidas pesadas (o excesso de qualquer nutriente é o que pesa) devem ser banidas, mas carboidratos, proteínas e gorduras boas também são fundamentais. 
Não consigo encontrar uma explicação que leve às pessoas a acreditar que a ausência do carboidrato à noite ajuda a perder gordura, sinceramente não entendo de onde veio isso???
Uma ótima opção para um dos lanchinhos da tarde é ingerir algo rico em proteínas, três horas antes do jantar.  Reduz ou elimina de vez o possível estrago noturno. Esse nutriente é digerido mais lentamente e emite, ao longo do processo, a mensagem de saciedade ao cérebro.
 Então? Vai ficar parado, aí? Vai logo comer!!

7 comentários:

  1. Dra, me desculpa, mas é experiência própria! Se zero carb a noite, minha barriga parece bem menos inchada no dia seguinte. Se como proteínas, uma carne por exemplo, a tendência é que esteja bem menos inchada no dia seguinte.
    Pode parecer besteira, a ciência não explica, mas empiricamente, é batata, quero dizer, tiro e queda!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, concordo contigo porém existe apenas um detalhe, o valor calorico da refeição. Experimente comer na janta apenas 2 colheres de arroz e salada!! Te garanto que vai fazer o mesmo efeito, até porque a ciência também mostra que 1 grama tanto de proteina quanto de carbo fornecem 4kcal, então, se tu tiras um dos alimentos do cardapio, ou seja, se ao inves de fazer a refeição completa, tu "surrupia" 1/2 do prato, claro que vai ter menos calorias, consequentemente terá contabilizado menos para a conta do dia! Beijos e ótima colocação!

      Excluir
    2. Ah, entendi a lógica! Muito obrigada, Dra!!! :)

      Excluir
  2. Seu blog é bastante informativo...vou ser fiel a ele à partir de hj...Prazer sou Adriana Lopes,tb autora do blog casinhadebarro.blogspot.com,dá um passadinha por lá...bj,bjim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri! Que bom que gostou! Obrigada pelo carinho, passei no seu blog, adorei! Beijos

      Excluir

JUSTIFICATIVA DO BLOG

O objetivo deste blog é divulgar, atualizar e informar sobre atividade física aliada à uma alimentação saudável, e ainda abordar assuntos sobre suplementação e sua necessidade.