MEU CONSULTÓRIO

CONSULTÓRIO: RUA 24 DE OUTUBRO, 1557/303. PORTO ALEGRE - RS. BAIRRO AUXILIADORA, QUASE EM FRENTE A TOK STOK.
AGENDE HORÁRIO ATRAVÉS DO EMAIL:
ADRIANE.LR@GMAIL.COM

PARCEIROS
NUTRIVITA

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ALIMENTAÇÃO DE RECUPERAÇÃO (NUTRIÇÃO NO TREINAMENTO DE FORÇA)



Depois de um exercício pesado, é preciso que os músculos se recuperem. Recuperação é o processo de reposição do glicogênio muscular Quanto melhor a recuperação, maior será a capacidade para o treinamento seguinte. Há três períodos essenciais nos quais os músculos devem ser alimentados com carboidratos:

1- Imediatamente após o exercício. A musculatura estará muito mais receptiva para armazenamento de glicogênio dentro da primeira meia hora pós exercício, justamente pela maior irrigação sanguínea neste local e pela maior sensibilidade à insulina pelas células musculares. O único e melhor tipo de nutriente neste momento é o carboidrato de alto índice glicêmico.

2- De 2h-2h após o exercício: continuar ingerindo carboidratos mesclando diferentes tipos de índice glicêmico permitindo um maior aproveitamento da glicose pela insulina, sem provocar indesejáveis ondas de açúcar no sangue. Palavra chave deste momento: moderação. Neste momento pode-se iniciar a ingestão de proteínas que serão totalmente aproveitadas para a reconstrução da fibra muscular, pois já estão preenchidos os reservatórios de glicogênio no músculo e a proteína não vai ser desviada para essa produção. O que acontece erroneamente com praticantes de treinamento de força é acreditar que a proteína ingerida pós-treino será utilizada para a hipertrofia, o que não ocorre já que existe a necessidade prioritária e imediata de abastecimento de glicose no músculo.

3- Durante toda semana: deve-se manter uma ingestão adequada e rica em carboidratos de boa qualidade (complexos), o que permite a reposição adequada de glicogênio cerca de 45% maior que em dietas de pouco carboidrato, mantendo assim níveis adequados de glicogênio estocado no músculo, evitando lesões e fadiga, melhorando a performance e força do atleta ou praticante de exercício de força.

Para praticantes de treinamento de força, atletas ou desportistas que procuram uma maior performance ou simplesmente melhorar sua composição corporal, uma dieta balanceada e que comtemple todos os tipos de carboidratos nos momentos certos é a ferramenta ideal para finalizar a construção de um corpo saudável e bonito.

Um comentário:

  1. Oi Adri,

    Você não recomenda o uso de whey protein logo após o treino de musculação então? Seria melhor eu utilizar apenas carboidrato e entrar com proteínas na refeição pós-treino?

    ResponderExcluir

JUSTIFICATIVA DO BLOG

O objetivo deste blog é divulgar, atualizar e informar sobre atividade física aliada à uma alimentação saudável, e ainda abordar assuntos sobre suplementação e sua necessidade.