MEU CONSULTÓRIO

CONSULTÓRIO: RUA 24 DE OUTUBRO, 1557/303. PORTO ALEGRE - RS. BAIRRO AUXILIADORA, QUASE EM FRENTE A TOK STOK.
AGENDE HORÁRIO ATRAVÉS DO EMAIL:
ADRIANE.LR@GMAIL.COM

PARCEIROS
NUTRIVITA

terça-feira, 9 de agosto de 2011

BEBIDAS QUENTES E A SACIEDADE

É justamente quando o inverno se aproxima que chega junto o medo do ponteiro da balança disparar. Isso freqüentemente acontece, pois costumamos comer e beber alimentos com maior teor calórico justamente para “repor” a energia despendida pelo corpo para nos aquecer. A vontade de ir para a academia ou dar uma caminhada no parque fica em planos secundários, quando nos lembramos do frio que faz lá fora. É aí que precisamos redobrar os cuidados. E dessa forma, o inverno geralmente desfaz parte dos resultados que conquistamos durante o verão. O peso aumenta e, nesse momento fica mais difícil manter o peso adequado ou eliminar os quilos adquiridos.
Tudo isso tem uma ótima explicação:

Nossos poros contraem-se de forma involuntária os poros, funcionando como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Essa contração acelera o metabolismo e, com isso procuramos essa compensação nos alimentos mais calóricos (massas, pães, chocolates) e, o que se observa, é uma tendência aos alimentos ricos em gordura (fondue, carnes, bolos, queijos). A explicação científica: as gorduras demoram mais para serem digeridas e combinam com baixas temperaturas.

Geralmente as bebidas mais procuradas costumam ser aquelas que envolvem chocolate e álcool, o que nem de longe são a opção mais magra e certeira para esquentar o corpo. Toda bebida alcoólica é vaso dilatadora: aumentam a temperatura em um primeiro momento e logo, logo essa dilatação faz com que haja maior dissipação do calor, fazendo com que a sensação de frio volte rapidamente. Porque não optar por bebidas quentes com cafeína presentes, por exemplo, nos chás, cafés e cacau, que são vasos constritoras e, ao contrário do álcool, reduzem o efeito de calor no frio. Essas opções são excelentes pedidas no inverno. Mesmo as opções mais calóricas, podem ser “suavizadas” por meio de substituições de alguns ingredientes Para deixar as bebidas mais leves, utilize adoçantes ou açúcar mascavo ou produtos light. O melhor e sem dúvida, ainda é o bom senso, que recomenda consumir em pequena quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUSTIFICATIVA DO BLOG

O objetivo deste blog é divulgar, atualizar e informar sobre atividade física aliada à uma alimentação saudável, e ainda abordar assuntos sobre suplementação e sua necessidade.